Hoje em dia, a análise de dados é uma parte fundamental de qualquer clínica dentária. Organizar a informação e criar relatórios, permite-lhe perceber os pontos fortes e pontos a melhorar da clínica e tomar decisões de Gestão e Marketing.
O Dashboard do NewSoft DS foi criado com esse objetivo. Tal como qualquer tipo de Dashboard, este dá-lhe informação vital e atual, neste caso sobre a sua clínica dentária.
Através de KPI – Key Performance Indicators – analisa em tempo real vários indicadores e consegue comparar num único ecrã toda a informação em diferentes períodos de tempo. Além disso, pode ainda colocar filtros para analisar as informações em maior detalhe.
Estas funcionalidades facilitam a análise e dão uma visão geral da evolução da clínica e do seu funcionamento.
Porquê utilizar o Dashboard NewSoft DS?
1. Tomar decisões com base em factos
Se não analisar de forma regular os dados da clínica pode correr o risco de achar que a clínica está a ter uma performance melhor do que realmente está. Aliás, é fácil cair nessa ilusão pela simples falta de informação.
Por exemplo, até pode estar a achar que tudo está a correr bem porque continua a receber novos pacientes, mas depois verificar que são procedimentos pouco lucrativos. Ou pode até estar a investir consideravelmente em promoções para novos pacientes e verificar depois que está a perder dinheiro porque desses pacientes a taxa de retorno é baixa.
Assim, o dashboard permite-lhe perceber o que está a funcionar e o que pode melhorar.
2. Melhorar o atendimento dos seus pacientes
Apesar de a maioria dos dentistas ter uma noção geral dos dados, é mais raro terem números concretos.
Se analisar os dados, pode usá-los na apresentação de planos de tratamento, falar de taxas de sucesso, número de tratamentos semelhantes já realizados… Tudo isto ajudará o paciente a sentir-se mais confortável em aceitar o tratamento.
Por outro lado, percebe quais são os tratamentos mais comuns; calcula os tempos de espera ideais entre determinados tipos de consulta para desinfetar o consultório e ao mesmo tempo garantir que o próximo paciente não espera demasiado; tira conclusões sobre o seu perfil de paciente e muito mais.
3. Passar feedback construtivo e motivar os seus colaboradores
A transparência e comunicação é essencial para um funcionamento eficiente da clínica. Por isso mesmo, as principais conclusões retiradas nestes relatórios devem ser partilhadas com todos os funcionários. Isto ajudará a aumentar a sensação de pertença, orgulho na equipa e vontade de continuar a melhorar.
Por outro lado, este tipo de sistema ajuda a que criar uma sensação de responsabilidade. Quando todos os colaboradores estão a par e sentem que têm uma responsabilidade, o nível de empenho também é maior e todos trabalham para o mesmo objetivo.
Quais os indicadores que pode analisar através do Dashboard NewSoft DS?
Como mencionado, o dashboard apresenta vários indicadores financeiros e de performance. Além disso, consegue ainda filtrar estes resultados, conforme o seu objetivo de pesquisa.
- Número de consultas realizadas, desmarcadas e canceladas;
- Tempo médio de espera e de duração da consulta;
- Produção média por consulta e/ou especialidade;
- Taxa de aprovação dos orçamentos;
- Faturação por pacientes e convenções;
- Saldo em dívida, com discriminação dos devedores;
- Outras informações de interesse.
Conclusão
Um dashboard dá uma visão clara e real do que se passa na clínica. Assim, pode tomar decisões informadas e detetar qualquer problema atempadamente. Contacte-nos em info@imaginasoft.pt para uma demonstração do Dashboard NewSoft DS e comece a criar relatórios de forma simples e direta.
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