O digital está cada vez mais presente na Medicina Dentária. Seja para facilitar um diagnóstico, agilizar processos internos ou melhorar a gestão e atendimento. Uma forma de melhorar o atendimento dos seus pacientes é precisamente através do agendamento online de consultas.
Quais as vantagens do agendamento online para o paciente?
1. Disponibilidade de agendamento 24h/7
Um dos principais benefícios do agendamento online é a possibilidade de o paciente agendar a sua consulta a qualquer hora. Este deixa de estar dependente dos horários de abertura da clínica e pode fazer a sua marcação à hora que lhe der mais jeito, mesmo que seja às 23h da noite.
2. Conveniência
Além da disponibilidade a qualquer hora, com o agendamento online o paciente consegue visualizar o horário dos vários médicos e vagas disponíveis. Isto significa que pode escolher a vaga que for mais conveniente para si de acordo com a sua disponibilidade.
Ou seja, torna-se muito mais fácil para o paciente encontrar um horário favorável para si, sem ter de questionar a receção sobre a existência de vagas nesse horário. Assim, todo o processo acaba por ser mais rápido e direto.
3. Mobilidade
A mobilidade tem a ver com a possibilidade de o paciente fazer a sua marcação em qualquer lugar e em qualquer dispositivo (computador ou smartphone).
4. Menor probabilidade de se esquecer da consulta
Uma vez que o paciente esteve mais envolvido no processo de agendamento, é menos provável ele esquecer-se da sua marcação. Além disso, este deve receber uma notificação, seja por SMS ou e-mail, a confirmar a consulta.
Quais as vantagens do agendamento online para a clínica?
1. Integração automática e em tempo real dos dados com o seu software de gestão
Idealmente, o seu portal de agendamento está associado ao seu software de gestão clínica. Dessa forma, mal o paciente faz a sua marcação esta fica registada em tempo real na agenda do médico em questão.
2. Otimização do processo de agendamento de consultas
Ao adicionar mais um canal de marcação de consultas, passa a conseguir fazer mais agendamentos sem ter de adicionar mais colaboradores à sua equipa clínica. A receção consegue na mesma fazer marcações presencialmente ou por telefone, mas acaba por ficar mais livre.
3. Melhoria da experiência do paciente e fidelização
Ao deixar a receção mais livre e melhorar o processo de agendamento, isso também se reflete no atendimento dos pacientes na clínica. Os tempos de espera são reduzidos e a sala de espera fica mais organizada.
Além disso, a receção pode também dedicar mais alguns minutos no processo de pós consulta para garantir que as expectativas do paciente foram satisfeitas. Pacientes felizes têm maior probabilidade de voltar à clínica.
4. Aumento da notoriedade da clínica
A sua clínica tem de continuar a crescer e a aproveitar as novas tecnologias. Disponibilizar um portal de agendamento online ajuda-a a destacar-se de outras clínicas e aumenta a sua notoriedade. A clínica passa a ser vista como moderna e a par das tendências da Medicina Dentária.
5. Captação de pacientes mais jovens que preferem sistemas de marcação autónomos
Finalmente, outro fator a favor do agendamento online é a captação de pacientes mais jovens. Estudos recentes mostraram que os Millenials e Geração Z não gostam de falar ao telefone.
Introduzir um canal digital em que estes podem fazer a sua marcação de forma rápida sem terem de ligar para a clínica, dará à sua clínica uma vantagem competitiva junto deste público.
Portal de Agendamento Online NewSoft DS
O novo portal de agendamento online de consultas do NewSoft DS permite-lhe beneficiar de todos os pontos mencionados anteriormente. A subscrição do Portal de Agendamento Online permite aos seus atuais ou novos pacientes “ligarem-se” à sua clínica, consultando ou solicitando marcações de consulta em tempo real.
Este portal está ligado diretamente à agenda do seu software NewSoft DS e, como tal, apresenta a disponibilidade dos médicos em tempo real.
Quando o paciente faz a marcação esta fica automaticamente registada na agenda do médico no NewSoft DS e é confirmada através de um lembrete de consulta.
Se tiver interesse neste serviço, contacte-nos em info@imaginasoft.pt para mais informações.