Um programa de referenciação é uma estratégia de Marketing que recompensa os pacientes existentes por indicarem a sua clínica à sua rede de contactos, isto é, aos seus amigos e familiares.
A implementação de uma estratégia de referenciação bem-sucedida pode ser uma ótima maneira de a sua clínica atrair novos pacientes e aumentar a receita, ao mesmo tempo em que agradece e fideliza os pacientes existentes.
De seguida, partilhamos 5 sugestões para ajudar a sua clínica a criar um plano de sucesso.
Facilite o processo de referenciação
Crie um processo de referenciação simples para aumentar a probabilidade de os seus pacientes aderirem. Pode apresentar cartões de referência ou folhetos que os pacientes podem levar consigo ou a criar um formulário de referência online no site da sua clínica. Pode também pedir esses dados de forma presencial quando o paciente for visitar a clínica.
Divulgue o programa
Para ter adesão, tem de dar a conhecer aos seus pacientes este programa. Nesse sentido, deve comunicar as vantagens do mesmo em vários canais.
Pode fazer a menção no seu website e redes sociais, enviar um e-mail aos seus pacientes, criar flyers ou cartazes para estarem na receção da clínica, ter a receção a avisar os pacientes sobre as vantagens de referenciar a clínica a outros pacientes, etc.
Ofereça incentivos
O processo de referenciação deve ser benéfico também para o paciente que traz alguém novo para a clínica, de forma a que este tenha motivação para o fazer. Sendo assim, deve mostrar apreço pelos pacientes que fizerem as recomendações e até recompensa-los com uma oferta.
Pode começar, por exemplo, por enviar uma nota de agradecimento por e-mail e depois oferecer um desconto numa futura consulta, a oferta de um voucher para gastar na clínica, um kit de higiene oral ou um tratamento menos dispendioso (ex.: destartarização).
Pense também num incentivo para o paciente referenciado que visita a clínica pela primeira vez. Esta pequena oferta pode ser o diferencial para o convencer a voltar depois da primeira consulta.
Faça um acompanhamento próximo
Acompanhe os pacientes que foram encaminhados para a sua clínica para garantir que eles têm uma experiência positiva e ficam satisfeitos com o tratamento e atendimento. Esta primeira experiência vai criar confiança e incentivá-los a voltar para consultas futuras.
Analise os resultados
Para perceber se a sua estratégia está a resultar tem de analisar os dados, nomeadamente:
-
- Quantos pacientes foram referenciados;
-
- Qual a percentagem que os pacientes referenciados representam no seu total de novos pacientes;
-
- Dos pacientes referenciados que visitaram a clínica, quantos deixaram a próxima consulta marcada;
-
- Valor da receita e lucro que esses pacientes representaram para a clínica.
Com o NewSoft DS ou com o Dashboard consegue cruzar estas informações e tirar conclusões para perceber o sucesso da estratégia e conseguir melhorá-la continuamente.
Conclusão
Uma boa estratégia de referenciação deve ser simples e vantajosa para todos os envolvidos: a clínica, o paciente referenciador e o paciente referenciado. Aplique as dicas mencionadas, analise os dados e vá melhorando a estratégia. Dessa forma, vai conseguir atrair mais pessoas e fidelizar os atuais pacientes.