Cada vez mais, os diferentes negócios estão presentes nas redes sociais. Aliás, pode até considera-las como uma nova forma de passa-a-palavra. No entanto, mais do que criar um perfil nas redes sociais, é essencial manter-se ativo e publicar de forma regular.
Neste artigo abordamos as principais razões para apostar nestes canais para se aproximar dos seus pacientes e conquistar novos.
Vantagens da sua clínica usar as redes sociais
O Marketing nas redes sociais permite-lhe aumentar a notoriedade da sua clínica e dá-la a conhecer a mais pessoas. Quantas mais pessoas souberem da existência da clínica, maior será a probabilidade de marcarem uma consulta.
As redes sociais são também um importante canal onde os seus pacientes podem dar feedback, influenciando outros potenciais pacientes com as suas críticas positivas.
Além disso, as publicações nas redes sociais podem ser uma excelente forma de apresentar os seus serviços e redirecionar tráfego para o seu website.
Outra grande vantagem é a possibilidade de aprender mais sobre os seus pacientes, podendo aplicar esses conhecimentos na forma como gere a sua clínica.
Como começar?
1. Escolha as plataformas adequadas ao seu público-alvo
Tendo em conta o público-alvo da sua clínica e os seus objetivos e recursos, analise quais são as redes sociais em que faz sentido estar presente.
Facebook – Grande parte das pessoas tem Facebook, apesar deste ter vindo a cair em desuso junto do público mais jovem. Ainda assim, é uma excelente plataforma para a sua clínica marcar presença, até pelo potencial de criação de anúncios. Aqui pode publicar todo o tipo de formato de conteúdo – texto, imagem ou vídeo. Uma das desvantagens é que o conteúdo orgânico chega cada vez a menos pessoas.
Instagram – Tem visto o número de utilizadores crescer. Tal como o Facebook, até porque fazem parte da mesma empresa-mãe – a Meta – também tem grande potencial para anunciar. O formato mais utilizado é a imagem e o vídeo (a popularidade dos reels também tem aumentado). Em linha com o que acontece com o Facebook, o Instagram tem vindo a alterar com alguma frequência o algoritmo que influencia o alcance das publicações.
Twitter – É uma rede mais utilizada para a partilha de informação. Em Portugal, tem mais impacto juntos das gerações mais jovens ou em profissionais de certas áreas como o Jornalismo e a Política. Como o conteúdo aqui publicado é texto curto, rápido e direto com ou sem links, espera-se que a rede seja atualizada com grande frequência, inclusive mais do que uma vez ao dia.
LinkedIn – É a rede profissional por excelência. Pode ser utilizada como uma forma de seguir, partilhar ideias e gerar discussões com outros profissionais da Medicina Dentária, assim como recrutar novos colaboradores quando necessário. Ao mesmo tempo, ajuda a credibilizar a sua clínica enquanto empresa, é uma forma de aumentar a sua rede de contactos e de chegar a novos potenciais clientes.
Youtube – Mais do que uma rede social, o Youtube pode ser considerado um incrível motor de busca, tal como o Google. Além disso, pode aproveitar os vídeos produzidos para este canal e partilha-los noutras plataformas.
TikTok – O Tiktok tem vindo a aumentar o número de utilizadores rapidamente desde o início da pandemia. Atualmente está também a ganhar força como motor de busca, especialmente junto dos mais jovens. Aqui o conteúdo é apenas em vídeo, geralmente vídeos curtos e muito assentes nas tendências que vão surgindo na rede. Neste momento é das plataformas com maior alcance orgânico.
2. Mantenha uma presença regular
Se criar uma conta, mas não publicar de forma consistente não tem impacto nenhum. É essencial manter uma presença ativa e regular. Não tem de estar presente em todas as plataformas, mas nas que estiver, tem de ser ativo.
Incentive os seus colaboradores a partilharem algumas das publicações da clínica. É uma forma de chegar a mais pessoas e humanizar a marca. As pessoas gostam de conhecer quem está por trás da marca.
3. Planeie antecipadamente
Ao planear o conteúdo que vai publicar, garante a consistência das publicações.
Em primeiro lugar, tem tempo de pensar e criar o conteúdo antecipadamente. Em segundo lugar, evita situações em que publica seguido numa altura e depois não faz qualquer post durante vários dias.
Tente planear com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Claro que há publicações que podem ser encaixadas no seu calendário de publicações de forma espontânea. Este plano é só uma forma de se manter organizado.
4. Gere valor
Publique conteúdo útil e que acrescente valor aos seus pacientes. Deixamos aqui algumas sugestões que podem ser uma boa forma de começar:
- Fotos e vídeos da clínica e dos diferentes procedimentos
- Fotos, vídeos e artigos com a explicação dos procedimentos, patologias, casos de sucesso, etc.
- Fotos e vídeos apresentar a equipa clínica e o seu dia-a-dia
- Respostas às perguntas frequentes dos pacientes em formato imagem, vídeo ou artigo
- Citações inspiradoras
- Conteúdo sobre dias temáticos (Dia do Médico Dentista, Dia da Saúde Oral, Dia da Assistente Dentária)
- Registos dos open days da clínica e outros eventos
- Partilha dos testemunhos de pacientes
- Factos curiosos relacionados com a saúde oral e a Medicina Dentaria
- Dicas de cuidados a ter para manter uma boa saúde oral
5. Monitorize e analise os resultados
Para compreender o que funciona em cada rede, tem de analisar os resultados. De forma gratuita, a maioria das redes sociais já tem painéis de estatísticas que lhe dão informação sobre as diferentes métricas (alcance, visualizações, engagement e muito mais) e que podem ser um bom ponto de partida para ajustar a sua estratégia.
Conclusão
Começar a desenvolver a sua prensença online pode ser um desafio. Por isso mesmo, não tente estar presente em todas as redes logo de uma vez. Veja o que faz sentido para a clínica e para o seu público. Mais vale ter uma presença ativa e útil numa rede do que ter um perfil em todas e praticamente não publicar.