2020 foi um ano de enormes mudanças no setor da saúde. A pandemia obrigou as clínicas a adaptarem-se e acelerou a transformação digital para dar resposta à nova realidade e desafios.
Em 2021, o impacto do COVID-19 continua a fazer-se sentir e muitas destas mudanças vieram para ficar. Neste artigo destacamos as tendências de gestão clínica a que deve estar atento para garantir o sucesso da sua clínica.
1. Telemedicina
Uma das mudanças mais óbvias foi o aumento das consultas à distância. Isto não significa que o atendimento presencial vai desaparecer, mas sim que haverá maior tendência para uma combinação do presencial e do remoto.
Enquanto a primeira consulta será provavelmente presencial, o acompanhamento de alguns tratamentos pode passar para o online.
Para que este novo atendimento mantenha a qualidade de sempre, é importante investir em ferramentas e tecnologias digitais eficientes e formar os colaboradores da clínica para que saibam usá-las.
2. Experiência do paciente mais digital
Nos últimos anos tem-se verificado uma substituição do papel pelo digital. Especialmente com a pandemia e as restrições de contacto, torna-se indispensável conduzir a sua clínica nessa direção.
- Agendamento eletrónico: Utilize um software que faça a marcação e gestão de consultas mais facilmente. Otimize os tempos de espera e faça uma consulta e distribuição mais eficiente dos pacientes por médicos e consultórios. Saiba mais sobre as vantagens de investir num software de gestão clínica neste artigo.
- Faturas eletrónicas: Passe faturas eletrónicas, digitalmente certificadas, que cumpram todos os requisitos fiscais. Desta forma, facilita o arquivo e consulta por parte da clínica e do paciente.
- Prescrições eletrónicas: Em vez de imprimir as receitas em papel, se o paciente estiver de acordo, envie a receita por SMS ou e-mail. Reduz os seus custos e é mais seguro para o paciente, que dificilmente perde esta informação. Aliás, a partir de 30 de junho de 2021, a prescrição eletrónica obrigatória irá aplicar-se também às clínicas dentárias.
- Chatbots: Os chatbots têm vindo a ser cada vez mais utilizados. Além de permitirem uma experiência mais personalizada e direta, geralmente também garantem uma resposta mais rápida do que por e-mail. Pode implementar um no seu website ou redes sociais com perguntas e respostas pré-definidas.
- Questionários online: Por causa do COVID-19 muitas clínicas passaram a implementar questionários de rastreio de sintomas para garantir a segurança dos pacientes na clínica. Além deste tipo de questionários, pode aplicar questionários da Anamnese, consentimentos informados, inquéritos de satisfação, entre outros. Envie um link por SMS para que o paciente possa responder no seu telemóvel enquanto aguarda pela consulta.
- Apps: O crescimento do mobile é uma tendência em todos os setores. Utilize aplicações móveis para a consulta e agendamento de pacientes rapidamente e em qualquer lugar.
3. Maior investimento nos canais de comunicação digitais
Atualmente as pessoas passam ainda mais tempo online. Isto significa que não pode ignorar os canais digitais. Se antes já eram importantes, agora ainda mais.
Defina uma estratégia de Marketing Digital e melhore a sua presença online. Além da criação ou atualização de um website da clínica, aposte na criação de um blog institucional. Neste canal deve publicar regularmente informação útil relacionada com os serviços da clínica.
Não descuide a sua presença nas redes sociais e invista também em Facebook e Google Ads. Utilize imagens de qualidade, vídeos, diretos e stories. Tenha sempre em conta o seu público e a rede social em questão.
Crie uma conta no Google My Business e preencha toda a informação sobre a sua empresa. Desta forma, quando um utilizador pesquisar por clínicas na sua área, irá aparecer mais facilmente nos resultados de pesquisa e sugestões.
4. Aumento da importância do Personal Branding
O Personal Branding é a estratégia de Marketing para o desenvolvimento da marca pessoal dos médicos da clínica.
As pessoas escolhem marcas em que confiam. É por isso que é tão importante os médicos terem uma presença ativa na divulgação dos seus serviços. As pessoas mais facilmente irão escolher uma marca – neste caso um médico – que já conhecem.
Nesse sentido, há cada vez mais médicos a apostar em estratégias de Personal Branding, através da criação de conteúdos e até de páginas próprias, que ajudam a conquistar novos pacientes. A construção da reputação do médico (e da própria clínica) é fundamental para ajudar o paciente no seu processo de decisão e criar autoridade dentro do setor.
Em conclusão…
2021 será, certamente, um ano de novos desafios. A solução passa por continuar a apostar em boas práticas e a acompanhar as tendências do setor.