Um scanner intraoral é um dispositivo portátil usado para criar uma impressão digital na área da odontologia.
Esta ferramenta tem vindo a tornar-se cada vez mais utilizada e essencial nas clínicas dentárias que valorizam especialmente a experiência do paciente.
Mas afinal, porque é que a sua clínica precisa de um scanner intraoral?
Apresentamos-lhe seis grandes razões para fazer este investimento:
1. Experiência do paciente
Os scanners intraorais são uma alternativa mais confortável em comparação com as impressões de alginato tradicionais. Os pacientes geralmente preferem a técnica de impressão digital, pois evita o desconforto associado ao gosto do material de impressão e ao medo de engasgar ou sufocar.
2. Educação do paciente e aceitação do tratamento
Com a impressão digital, pode demostrar visualmente aos pacientes as suas áreas problemáticas e explicar o que precisa ser feito. Isto ajuda a construir confiança e aumenta a probabilidade de o paciente aceitar o plano de tratamento.
3. Precisão
A precisão dos scanners intraorais é essencial para planear tratamentos e fabricar dispositivos personalizados, como coroas e próteses.
4. Economiza em materiais
As técnicas de impressão digital eliminam a necessidade de materiais de moldagem tradicionais, como o alginato e gesso.
Assim, não apenas reduz custos associados à compra desses materiais, mas também elimina a necessidade de espaço de armazenamento para suprimentos físicos.
5. Agilização do processo de tratamento
Outra grande vantagem é o envio instantâneo para laboratórios ou especialistas, economizando tempo e eliminando a necessidade de envio físico. Com este método, o laboratório pode começar a trabalhar nos moldes no próprio dia, acelerando todo o processo.
A diminuição da repetição de moldes devido a imperfeições e bolhas de ar é outro benefício importante.
6. Minimização de custos de envio e armazenamento
A eliminação da necessidade de enviar impressões físicas reduz os custos associados ao transporte. Além disso, a transição para modelos digitais reduz a necessidade de espaço de armazenamento físico para registos de pacientes, já que os dados podem ser mantidos de forma segura e acessível digitalmente.
7. Otimização do tempo de consulta
A captura digital é mais rápida e organizada do que as impressões físicas. Desta forma, permite que os dentistas otimizem o tempo de consulta, pois resulta em menos tempo gasto em procedimentos de moldagem tradicionais, abrindo a oportunidade para interações mais significativas com os pacientes.
8. Expansão das opções de tratamento
Os scanners intraorais permitem a criação de modelos digitais para diversos fins, como ortodontia, implantes, próteses e restaurações. Assim, amplia as opções de tratamento disponíveis para os pacientes e a capacidade de atendimento da sua clínica.
Conclusão
Os scanners intraorais são uma escolha óbvia para os médicos dentistas que desejam oferecer um atendimento de qualidade superior, uma vez que otimizam processos, melhoram a experiência do paciente e apresentam resultados de excelência.
Tudo isto contribui para pacientes mais satisfeitos, leais e que recomendam a clínica aos seus contactos, atraindo novos pacientes.
Para mais informações sobre a nossa gama de scanners intraorais, visite a página de Radiologia Digital ou contacte-nos em info@imaginasoft.pt para um aconselhamento personalizado.