A internet transformou completamente a forma como decidimos que produtos e serviços comprar. Atualmente é indispensável que a sua clínica tenha uma presença online positiva e regular.
Neste artigo falamos do processo de decisão de compra e de como melhorar a presença online da sua clínica.
O que é o ZMOT?
O ZMOT – Zero Momento Of Truth – é o processo de decisão de compra online.
Enquanto que antigamente sofríamos um estímulo externo como ver o anúncio de um produto na televisão e depois íamos à loja comprá-lo, hoje em dia o nosso processo de decisão de compra é muito mais complexo.
Agora existe todo um processo de pesquisa antes de finalmente fazermos a compra – o chamado “Momento Zero da Verdade”. Depois existe ainda o “Segundo Momento da Verdade”, ou seja, a fase após a compra e experimentação do produto ou serviço.
Esta pesquisa antes da compra acontece em todo o tipo de compras, desde um detergente ou restaurante até um computador ou clínica dentária.
Já em artigos anteriores falamos da importância das reviews online como prova social, uma vez que 93% dos consumidores faz uma pesquisa online antes de comprar qualquer coisa.
Isto significa que os consumidores – neste caso os pacientes – mudaram a forma como compram e as empresas – neste caso as clínicas – têm de se adaptar a esta nova realidade.
Porquê tornar a sua clínica mais visível e como melhorar a sua presença online?
Se os seus pacientes estão online, a sua clínica também tem de estar para ir de encontro às suas necessidades. Para isso é necessário definir uma estratégia de Marketing Digital que dê a conhecer a clínica, gere visitas online e marcações.
Criar um website informativo e intuitivo
O primeiro passo é ter um bom website. Algo informativo, mas simples e intuitivo que funcione tanto em desktop como em mobile. Este deve ser fácil de navegar e responder às possíveis questões dos seus pacientes. Isto vai melhorar a sua experiência de atendimento.
Caso fazer um website de raiz seja um investimento demasiado alto para a sua clínica, procure outras opções mais em conta como o WordPress, o Wix ou o Joomla. Atualmente, são feitos websites profissionais e personalizados nestas plataformas por um preço bastante mais baixo.
Em termos de conteúdo, deixamos algumas sugestões dos menus que pode considerar no seu website:
- Sobre – onde apresenta a história da clínica e fala sobre a sua missão, visão e valores;
- Serviços – onde descreve de forma simples e breve todos os seus serviços e tratamentos;
- Equipa médica – pode colocar uma “galeria” com as fotos dos seus colaboradores e a sua função, assim como uma breve biografia;
- Acordos – talvez faça sentido colocar informação sobre as seguradoras e protocolos em vigor;
- Contactos – aqui inclui-se o contacto telefónico, e-mail, morada e redes sociais.
- Adicionar um chatbot para os pacientes entrarem em contacto consigo mais rápido, pode ser uma adição muito útil também.
Apostar num blog institucional
Outra forma de melhorar a sua presença online é através de um blog. Mais ainda, hoje em dia um website já não está completo sem um blog. Um blog da clínica permite-lhe partilhar conteúdo útil que ajude os seus pacientes. Além disso, é uma oportunidade incrível para se posicionar no mercado como um expert na sua área.
Partilhe notícias sobre o setor; faça comentários de novas tendências na área da saúde; crie artigos com base nas dúvidas frequentes dos seus pacientes; partilhe estudos de caso e casos de sucesso, entre outros temas.
Criar um perfil no Google My Business
O Google My Business é uma plataforma que ajuda a sua clínica a aproximar-se do seu público mais local através das pesquisas e do Google Maps.
Aqui pode criar um perfil gratuito e preenchê-lo com informações como os serviços apresentados pela clínica, o horário de funcionamento, o seu website e redes sociais. Além disso, pode também colocar fotografias da clínica, o seu logótipo, responder às perguntas frequentes dos seus clientes, responder a reviews, fazer posts e mais.
Esta ferramenta gratuita ajuda a posicionar a sua clínica nas pesquisas do Google, fazendo com que seja mais fácil a sua clínica aparecer quando um utilizador perto da sua área pesquisar por uma clínica.
Desenvolver as suas Redes Sociais
Outra forma de melhorar a presença online da sua clínica é através das redes sociais.
Hoje em dia, a maioria do seu público-alvo vai estar em, pelo menos, uma rede social. Por isso mesmo é importante ter uma presença ativa e regular nas redes onde os seus pacientes estão. Aproveite as redes sociais para humanizar a sua marca e dar a conhecer a clínica e os seus colaboradores.
Apresente os colaboradores e fale sobre as suas funções, partilhe as instalações da clínica, casos de sucesso, testemunhos de outros pacientes, fale sobre o seu dia-a-dia, desafios que tem ultrapassado, responda a dúvidas…
Trabalhar uma estratégia de reviews online
Todos nós nos sentimos mais confortáveis em comprar algo quando alguém satisfeito nos conta a sua experiência.
Os seus potenciais clientes ao verem comentários positivos de outros pacientes, sentem segurança e têm mais probabilidade de escolher a clínica. Leia em detalhe o porquê das reviews serem tão importantes para a sua clínica.
Conclusão
Hoje em dia, as pessoas passam uma parte considerável da sua vida online. Se os seus pacientes estão online é aí que a sua clínica também tem de estar para se aproximar deles.
Os canais de comunicação que mencionamos em cima são o primeiro passo para construir uma presença online forte para a sua clínica, que depois deve alimentar diariamente.
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