Hoje em dia, a maioria das pessoas faz uma pesquisa online antes de comprar qualquer produto ou serviço. É por este motivo que deve procurar aumentar as reviews de pacientes. Quando chega o momento de ir a um novo dentista, esta preocupação para escolher a clínica certa mantem-se.
Qualquer pessoa sente mais confiança na sua compra se tiver uma avaliação positiva, seja de amigos e familiares ou de vários estranhos na internet. Aliás, 91% das pessoas entre os 18 e os 34 anos – Geração Z e Millenials – diz que confia tanto em reviews online como nas recomendações de pessoas conhecidas.
Como pedir mais recomendações?
Conseguir recomendações é um processo que leva tempo. Neste artigo partilhamos algumas estratégias para aumentar o número de comentários nas páginas da clínica.
1. Quando receber um elogio, pergunte ao paciente se estaria disposto a escrever uma review
Muitas vezes os pacientes fazem comentários positivos durante a consulta ou até na receção. Nesses casos pergunte-lhes se não se importam de escrever uma review nas suas redes sociais, website ou mesmo no Google.
Um estudo revelou que 68% das pessoas não se importa de deixar uma review, se lhe pedirem.
Facilite o processo e envie diretamente os links, através de uma mensagem ou e-mail depois da consulta.
2. Faça o follow up da consulta e peça a opinião dos pacientes
No dia seguinte à consulta, envie uma mensagem ou e-mail ao seu paciente a agradecer por ter escolhido a clínica e peça-lhe para escrever um comentário sobre a sua experiência nos canais adequados.
Muitos não irão dar feedback, mas alguns de certeza que não se importam de comentar ou atribuir as famosas estrelas.
93% dos consumidores pesquisa online antes de fazer uma compra.
Qualtrics, 2020
3. Aposte na divulgação destes canais junto dos pacientes mais jovens
Além disso, à partida, os pacientes mais jovens terão maior probabilidade de deixar uma review. São pessoas tecnologicamente mais aptas e cujo processo de pesquisa online antes de tomarem uma decisão já faz parte das suas vidas normais.
Sabia que enquanto que 80% das pessoas entre os 18 e os 34 anos já deixou uma review em alguma plataforma, esse número baixa para os 40% quando consideramos pessoas com mais de 55 anos? Isto só mostra a importância de comunicar os seus canais online junto destas gerações.
4. Ofereça algo em troca de uma review
Por outro lado, se as estratégias orgânicas (sem qualquer custo) não funcionarem, dê um incentivo ao paciente em troca de uma review. Pode ser um desconto de 10% ou algo do género no próximo tratamento.
Após a consulta, envie um e-mail onde oferece o desconto, caso o paciente deixe uma review nos canais que definir.
Conclusão
Não há como negar o poder e importância de conseguir mais reviews de pacientes. Estas vão melhorar a imagem e visibilidade da clínica e, consequentemente atrair novos pacientes.
A construção de uma reputação online é um processo demorado e as reviews são uma parte fundamental dessa estratégia. Pode ler mais sobre como aplicar uma estratégia de Marketing eficiente neste artigo.
O que achou do nosso artigo? Já costuma pedir feedback aos seus pacientes? Já tem um conta Google My Business? Conte-nos nos comentários.
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