O recall de pacientes é o processo de agendamento regular de consultas de acompanhamento para garantir a boa saúde oral e a deteção de qualquer problema o quanto antes.
Além de garantir um cuidado de excelência, esta estratégia ajuda a criar confiança dos pacientes, a melhorar a sua satisfação e a aumentar a receita da clínica.
Porquê fazer o recall de pacientes?
1. Garantir uma boa saúde oral
Os check-ups regulares ajudam os seus pacientes a manter uma boa saúde oral, já que nestas consultas podem logo ser detetados quaisquer sinais de cáries, doenças gengivais ou até problemas mais sérios antes de se tornarem algo grave e mais dispendioso para o paciente no futuro.
2. Melhorar a confiança e aumentar a lealdade do paciente
Um acompanhamento humanizado e personalizado é a chave para a lealdade do paciente. Os lembretes de consulta demonstram que a clínica se preocupa com a saúde e bem-estar do paciente e que está empenhada em que este tenha o melhor atendimento possível.
Um paciente satisfeito naturalmente que continuará a voltar e pode mesmo trazer novos pacientes para a clínica ao referencia-la aos seus contactos.
3. Aumentar a receita
Em média, conquistar um novo paciente custa 5 a 7 vezes mais do que manter um paciente existente. Por isso mesmo, é essencial apostar num cuidado a longo prazo e em construir a lealdade dos pacientes.
Como fazer o recall de pacientes?
Utilize a informação que tem disponível
Analise os dados que tem sobre o paciente e transforme-os em informação útil que guie a sua estratégia e atuação.
Através do seu NewSoft DS consegue verificar os pacientes que já não visitam a clínica há mais de seis meses e exportar a listagem com os seus contactos ou enviar-lhes diretamente uma mensagem através do software.
Promova a educação dos seus pacientes
Forneça aos pacientes recursos educacionais e informações sobre a importância de consultas regulares de acompanhamento e manutenção da saúde oral. Pode recorrer a vídeos, folhetos ou até webinars.
Use automação
Utilize ferramentas de automação para enviar lembretes de consulta e registar a confirmação ou cancelamento de consultas.
Com o seu NewSoft DS pode enviar SMS de lembretes de consulta e ainda permitir ao paciente responder SIM para confirmar a consulta e NÃO para cancelar através do canal bidirecional. Se preferir, pode fazer este acompanhamento também por e-mail ou voice messaging.
Conclusão
Para implementar um programa de recuperação de pacientes bem-sucedido, tem de ter uma estratégia de acompanhamento regular das consultas e uma forma rápida e direta de se comunicar com os seus pacientes. Esta comunicação pode ser feita através de chamadas, mensagens de texto ou e-mails.
A educação do paciente também tem um papel essencial no sucesso desta estratégia, uma vez que pacientes bem informados, estão mais atentos e tomam melhores decisões relativamente à sua saúde oral.