Uma das formas de proporcionar uma boa experiência ao paciente é conhecendo-o. Apesar de as pessoas não serem todas iguais nem terem os mesmos problemas, é possível agrupar a maioria dos pacientes da sua clínica em certas categorias.
Consoante o tipo de paciente, deve adaptar o seu atendimento e a mensagem que passa. Neste artigo falamos dos 5 tipos de pacientes mais comuns na Medicina Dentária.
Os Reativos
Os pacientes reativos, como o próprio nome indica, são aqueles que reagem ao problema. Geralmente estes pacientes visitam a clínica raramente e só quando já têm algum tipo de dor ou desconforto.
Por isso mesmo, é importante educar este paciente e alertá-lo para os perigos de não fazer visitas regulares de seis em seis meses, por exemplo. Saiba mais sobre a importância da Educação do Paciente neste artigo e descubra como o Dental Master o pode ajudar aqui.
Procure perceber porque é o paciente não visita a clínica com a regularidade que devia. Caso seja uma questão financeira, pode tentar oferecer algum tipo de desconto que ajude o paciente a fazer face a estas despesas.
Os Proativos
Os Proativos são os que não precisam de ser “convencidos” a marcar consultas. Fazem check-ups regulares e estão conscientes da importância de manterem uma boa saúde oral.
Estes pacientes não faltam às consultas porque entendem a importância de serem acompanhados e detetarem possíveis problemas o quanto antes. Por isso mesmo, aceitam mais facilmente os planos de tratamento.
Os Esquecidos
Os Esquecidos, tal como os Reativos, não visitam a clínica com a frequência com que deviam. Apesar de entenderam a sua importância, é bastante comum simplesmente não aparecerem na consulta porque se esqueceram da marcação.
Em artigos passados já falamos sobre o facto de o esquecimento ser o principal motivo que leva os pacientes a faltarem sem aviso e como os lembretes de consulta reduzem essas faltas até 60%.
Fique a conhecer o nosso serviço de SMS Reminder e diminua as faltas, otimize os agendamentos de consultas e reduza custos relacionados com as não comparências.
Os que têm medo
Os pacientes que têm medo do dentista são os mais difíceis de lidar porque exigem um cuidado extra. Estes pacientes não aparecem porque ter uma consulta lhes causa medo, stress ou ansiedade.
Nesse sentido, deve tentar entender os motivos que causam stress ao seu paciente, de forma a oferecer soluções especificas para o seu caso.
Uma consulta mais próxima e um ambiente mais calmo e acolhedor são duas das estratégias mais eficazes nestes casos. Por outro lado, reduzir os tempos de espera e explicar os procedimentos de uma forma simples e calma, que ajude o paciente a perceber o que vai acontecer, são outras formas de reduzir este medo.
Pode ler mais no nosso artigo sobre como ajudar pacientes com medo de ir ao dentista.
Os que têm uma saúde oral perfeita
Estes pacientes são o sonho de qualquer dentista. Além de serem pacientes proativos, são pacientes mais preocupados com a questão estética.
Por isso mesmo, estão dispostos a investir mais em tratamentos que não são obrigatórios ou essenciais, mas que melhoram o aspeto geral do sorriso.
Embora estas categorias não sejam definitivas, a maioria das clínicas vai ter pessoas que encaixam nestes moldes. Conhecer o seu paciente vai permitir-lhe adaptar a sua comunicação, esforços de Marketing e atendimento. Além destes 5 tipos de paciente, lembra-se de mais algum? Partilhe nos comentários.
Partilhar nas redes sociais