Levar os filhos às consultas pode ser um verdadeiro desafio. Quando se trata de uma consulta no dentista, muitas vezes, a dificuldade é ainda maior.
Atender uma criança é muito diferente de atender um adulto e exige um cuidado especial. Neste artigo partilhamos um conjunto de conselhos que, enquanto médico, pode implementar no seu consultório para melhorar a experiência das crianças e facilitar a tarefa dos pais.
Crie um espaço infantil na sala de espera
Se a sua clínica atender um número elevado de crianças, faz todo o sentido criar uma área especificamente dedicada ao conforto destas.
Distinga claramente essa área do resto da sala de espera. Aposte numa decoração mais colorida e infantil. Além de ajudar a descontrair a criança ainda antes da consulta, consegue que ela associe a clínica a um espaço divertido, em vez de estranho ou assustador.
Coloque materiais didáticos como, por exemplo, legos e livros infantis. Disponibilize folhas brancas e imagens para colorir com canetas e lápis de cor.
Pode até decorar esse espaço com os desenhos dos pequenos pacientes e fotografias das crianças felizes após o tratamento.
Adapte a linguagem
Por outro lado, muitas vezes as crianças têm medo porque não percebem o porquê de estarem na consulta e não sabem o que vai acontecer. É fundamental tranquilizá-las e adaptar a linguagem para que percebam que não há motivos para ter medo.
- Não apresse a consulta e deixe a criança sentir-se à vontade e analisar o espaço à volta.
- Faça contacto visual e procure explicar de forma simples e didática todo o processo.
- Avise a criança antes de iniciar o tratamento e prepare-a para qualquer desconforto ou barulho estridente que vá surgir.
- Se ela trouxer consigo algum brinquedo, fale sobre o mesmo e faça perguntas para a distrair da situação.
Torne a consulta divertida
Se as crianças forem o principal público da sua clínica, aposte em batas diferentes da típica bata branca. Adicione pins ou outros enfeites.
Além disso, utilize bonecos como super heróis ou a Fada dos Dentes para tornar a explicação dos tratamentos mais interessante e captar a atenção dos pequenos pacientes. Também pode mostrar pequenos vídeos explicativos tipo desenho animado, criados especialmente com as crianças em mente.
Recompense o bom comportamento
Além de elogiar a criança no final, dando-lhe confiança para uma próxima consulta, ofereça-lhe um pequeno mimo de recompensa.
Aqui a escolhas são várias: chupas sem açúcar; autocolantes; brinquedos relacionados com o consultório e a saúde oral; um kit de higiene oral; entre outras possibilidades.
Esta recompensa ajuda a criança a perder o medo das consultas e consegue mesmo deixa-las entusiasmadas para uma próxima consulta.