Um plano de marketing bem estruturado faz toda a diferença no sucesso da sua clínica dentária, uma vez que aumenta a notoriedade da clínica, atrai novos pacientes e fideliza os já existentes. Neste artigo, explicamos como criar um plano de marketing eficiente em 10 passos.
1. Identifique o seu público-alvo
Antes de começar a criar o plano de marketing, é indispensável definir quem é o seu público, ou seja, quem são as pessoas a quem vai dirigir a sua comunicação. A comunicação deve ser direcionada e adaptada a cada público. Não comunica da mesma forma ou nos mesmos canais para jovens adultos ou para pessoas mais sénior. É necessário diferenciar e personalizar a comunicação.
2. Defina os seus objetivos
Decida o que deseja alcançar com sua estratégia de marketing. Aqui pode considerar:
- aumentar o número de pacientes em x% até à data x;
- fidelizar pelo menos x% dos novos pacientes que chegam à clínica;
- aumentar a receita em x% em x meses, entre outros.
O importante é definir objetivos claros, enquadrados num período de tempo específico e que sejam possíveis de medir para no final analisar se foram alcançados ou não.
3. Analise a concorrência
Conheça a concorrência e o que esta oferece, de maneira a ser mais fácil diferenciar-se da mesma. Perceba o que funciona para eles e tente melhorar. Deve ter uma proposta de valor clara.
4. Aposte no desenvolvimento da sua marca
Crie uma identidade visual para sua clínica, incluindo um logótipo e uma paleta de cores e tipos de letra. Isto ajudará a clínica a destacar-se.
Além disso, a identidade visual da clínica tem o poder de transmitir uma mensagem: é uma clínica no setor mais de luxo / premium? É moderna? Aposta mais no atendimento dos jovens?
O nome, cores e símbolos que escolher têm o poder de influenciar a perceção que as pessoas têm da sua clínica.
5. Crie um website
Como já foi mencionado em artigos anteriores, o website é o cartão de visita da clínica. No mundo digital, todos os caminhos devem apontar para esta fonte.
As suas redes sociais devem conter links que redirecionam para o website; o Google My Business deve estar ligado ao site; se tiver um portal de agendamento online este deve estar associado ao site, etc.
Por isso mesmo, deve investir no desenvolvimento de um site simples, intuitivo e visualmente apelativo que apresente os seus serviços. Este canal digital vai ajudá-lo a estabelecer a sua presença online e a aproximar-se dos seus pacientes.
6. Utilize as redes sociais
Atualmente não há dúvida que as redes sociais são uma excelente ferramenta para promover qualquer tipo de empresa. No entanto, as redes sociais onde deve estar vão sempre depender do público e objetivos que definir na estratégia e dos recursos que tiver disponível.
Não vale a pena estar em todas as plataformas se não as atualizar regularmente com conteúdo útil que vá de encontre às necessidades do seu público-alvo. Partilhe informações sobre os serviços, o seu dia-a-dia, as diferentes especialidades, dicas e promoções. Pode ver mais sugestões neste artigo.
7. Crie conteúdo relevante
Produza conteúdo relevante para os seus pacientes, como blogs, vídeos ou podcasts. A publicação de conteúdo regular ajuda a estabelecer a autoridade da sua clínica na área da Medicina Dentária.
8. Invista em SEO
Otimize o seu website para os motores de busca através da melhoria da estrutura e experiência do utilizador no website. Produza conteúdo de qualidade, analise e escolha palavras-chave relevantes, backlinks e guest posts. Esta melhoria vai resultar no aumento do tráfego para o seu site.
9. Invista em publicidade
A publicidade pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua clínica e a dar a conhecer os seus serviços. Anúncios nas rede sociais ou Google Ads podem ser uma forma de se destacar da concorrência e chegar a novos pacientes que de forma organica não conseguiria.
10. Acompanhe os resultados
Acompanhe e avalie regularmente os resultados dos seus esforços de Marketing para perceber o que está a funcionar e o que pode melhorar. Pode dividir as suas análises por semana, mês, trimestre e ano, considerando diferentes níveis de detalhe.
Conclusão
Implementar uma estratégia de marketing não é uma tarefa fácil, mas é essencial para garantir o sucesso e sustentabilidade da sua clínica dentária. Um plano bem estruturado vai ajudar a sua clínica a crescer ao atrair novos pacientes e reter os já existentes.