Melhorar a retenção de pacientes é um aspeto crítico da administração de uma clínica dentária de sucesso. A retenção de pacientes pode ajudar não só a aumentar a receita, mas também a melhorar a reputação da clínica (contribuindo para atrair novos pacientes).
De seguida apresentamos várias sugestões de como pode aumentar a retenção de pacientes da sua clínica dentária.
1. Garanta um atendimento de excelência
É fundamental que o atendimento seja sempre amigável e acolhedor e responda às necessidades do paciente. O segredo para fidelizar os pacientes é encantá-los, indo mais além para garantir que estes saem da clínica felizes e satisfeitos.
2. Comunique de forma eficaz
Comunique de forma eficaz com seus pacientes, tanto pessoalmente como através dos canais digitais. Mantenha-os informados e envolvidos sobre os tratamentos e certifique-se que entendem a importância de fazer exames regulares para garantir uma boa saúde oral.
Aqui pode incluir o envio de confirmações e lembretes de consulta, o envio de materiais educativos por e-mail ou até a utilização de um portal de paciente onde estes possam aceder aos seus registos e comunicar diretamente com a clínica.
3. Ofereça um agendamento de consultas flexível
Possibilite um agendamento de consultas flexível para se adaptar às necessidades do seu paciente, que tem uma vida cada vez mais preenchida. Nesta área inclui-se a possibilidade de marcar consultas aos fins de semana ou num horário alargado, mas também a utilização de portais de agendamento online.
4. Recompense a lealdade dos pacientes
Recompense os pacientes existentes, oferecendo-lhes descontos ou ofertas especiais por indicarem a clínica a amigos e familiares. O word-of-mouth é uma estratégia extremamente poderosa, pois as pessoas valorizam especialmente as recomendações das pessoas que conhecem. Saiba mais sobre as estratégias de referenciação neste artigo.
5. Faça o follow up da consulta
Peça ao paciente para ele avaliar a consulta, de forma a perceber se este ficou satisfeito com os serviços prestados. Pode enviar-lhe uma mensagem ou e-mail para ele classificar a clínica de 1 a 5, por exemplo.
Caso o paciente tenha sido submetido a um procedimento mais delicado (ex.: extração de um dente), ligue-lhe no dia seguinte para garantir que este se encontra bem e mostre-se disponível para o atender rapidamente caso tenha algum problema. Este tipo de cuidado e preocupação extra fazem a diferença.
6. Crie um ambiente confortável e acolhedor
Planeie um ambiente confortável e acolhedor na clínica, com uma sala de espera relaxante e salas de tratamento confortáveis. Coloque uma música calma e, se puder, televisões nos consultórios viradas para a cadeira de tratamentos para ajudar o paciente a descontrair e abstrair-se de qualquer desconforto que venha a sentir.
Reduzir a ansiedade do paciente faz com que este esteja mais propenso a retornar à sua clínica para consultas futuras. Descubra neste artigo “Como ajudar os pacientes com medo de ir ao dentista?”.
7. Invista na formação da sua equipa
Aposte na formação da sua equipa para que esta esteja preparada para oferecer um excelente atendimento e construir relações próximas com os pacientes.
Formação em comunicação, atendimento ao cliente ou vendas podem ser complementos interessantes aos colaboradores da receção, por exemplo.
8. Analise os dados do paciente
Use os dados do paciente para entender melhor as suas necessidades e preferências e adaptar os seus serviços de acordo. Como exemplo, pode criar planos de pagamento personalizados à situação financeira do seu paciente.
Conclusão
A retenção de pacientes é um aspeto vital para o sucesso de qualquer clínica dentária. Uma abordagem personalizada, eficiente e cuidadosa com o paciente pode contribuir significativamente para aumentar a sua satisfação e, consequentemente, para a fidelização e atração de novos pacientes.
Lembre-se de que a retenção de pacientes é uma estratégia de continuidade e deve ser revista e atualizada regularmente para garantir que mantém a satisfação dos seus pacientes.