Desde o início da pandemia que as clínicas se têm vindo a tornar cada vez mais digitais. Esta realidade manteve-se em 2021 e continuará a desenvolver-se em 2022 e nos próximos anos.
Neste artigo destacamos algumas das tendências na Medicina Dentária a que deve estar atento para gerir a sua clínica com sucesso.
1. Importância da conveniência
Hoje em dia é extremamente importante apostar na conveniência para o paciente. Os pacientes têm cada vez mais escolha, daí a necessidade das clínicas se destacarem na forma como apresentam os seus serviços. Alguns dos aspetos que deve considerar:
- Portais de agendamento online – Permitir ao paciente fazer a sua marcação de forma rápida e simples, em qualquer lugar e a qualquer hora pode ser uma grande vantagem.
- Horários flexíveis – Disponibilizar horários flexíveis, como abrir mais cedo ou fechar mais tarde e até ter a clínica aberta aos sábados, por exemplo, pode fazer a diferença para pacientes que tenham dificuldade em ir a consultas durante o dia de trabalho normal.
- Pagamentos online e mobile – Principalmente para os Millenials e a Geração Z, os pagamentos online ou mobile através de apps como o Mbway são frequentes no seu dia-a-dia. Disponibilizar esse tipo de tecnologia faz a diferença no atendimento dos seus pacientes.
2. Impressão 3D
A impressão 3D tem crescido em várias áreas, incluindo na Medicina Dentária. Este tipo de impressão facilita, por exemplo, a criação de próteses ou coroas num tempo bem menor.
Em vez de dias, estes materiais passam a estar prontos em minutos ou horas, o que faz com que o tratamento do paciente seja muito mais rápido, aumentando a sua satisfação.
Para ter uma noção, nos EUA, em 2021, a impressão 3D foi responsável por uma receita de mais de 3 mil milhões de dólares apenas na indústria dentária e prevê-se que este valor continue a aumentar nos próximos anos.
3. Tecnologia laser
A tecnologia laser continua a ganhar força na Medicina Dentária por ser menos invasiva e, por isso mesmo, menos dolorosa e com menor risco de infeção. Além disso, também permite que os pacientes recuperem mais rapidamente.
Assim, tratamentos como a eliminação de cáries podem ser feito através de laser e praticamente sem dor.
Este tipo de tecnologia é uma vantagem que deve divulgar nos seus canais de comunicação, uma vez que é especialmente interessante para pacientes que têm medo do dentista.
4. Inteligência Artificial (IA)
Outra tendência na Medicina Dentária em 2022 é o reforço da aplicação da Inteligência Artificial, que também continua a crescer noutras indústrias.
Esta tecnologia pode ser utilizada com diversos fins: revisão das radiografias e apoio no diagnóstico do paciente; assistentes dentárias virtuais; facilidade de cruzamento dos tratamentos com o histórico clínico; prevenção de possíveis problemas na boca do paciente e muito mais.
5. Teleconsultas
As consultas à distância passaram a ser mais comuns em 2020 devido ao COVID-19. Embora na Medicina Dentária seja mais complicado fazer consultas remotas, uma vez que o dentista tem de analisar a boca do paciente, há áreas com bastante potencial.
No caso da Ortodontia, este serviço pode ajudar a reduzir o número de consultas que o paciente tem de fazer. Aliás, já há estudos sobre a combinação de alinhadores invisíveis com ferramentas de monitorização à distância para reduzir o número de check-ups ortodônticos, sem afetar o sucesso do tratamento.
6. Foco na experiência do paciente
Melhorar a experiência do paciente continua a ser uma prioridade. Aposte na educação do paciente e numa consulta mais emocional.
Em relação à educação do paciente, aposte em vídeos explicativos na sala de espera e mesmo na própria consulta através do Dental Master. Saiba mais sobre este portal de animações 3D aqui.
Por outro lado, consultas mais humanas e personalizadas em que realmente conhece o paciente e o seu histórico mais a fundo, ajudam-no a perceber as suas preocupações e a apresentar melhores resultados.
7. Preocupação com a sustentabilidade
As clínicas dentárias têm um grande impacto ambiental porque geram resíduos poluentes, consomem bastante água e usam vários materiais descartáveis.
No entanto, nos últimos anos tem havido uma maior preocupação em tornar a prática dentária mais verde.
Reduzir os plásticos descartáveis e o uso de papel, escolher materiais mais ecológicos para o escritório, investir em ações de poupança energética e fazer a reciclagem ajudam a reduzir a pegada ecológica da sua clínica.
Conclusão
Continue a acompanhar as tendências do setor e a seguir as boas práticas e torne a sua clínica cada vez mais eficiente e os seus pacientes mais felizes.
Se conhecer mais alguma tendência, partilhe connosco.
Partilhar nas redes sociais