Garantir a segurança dos dados é extremamente importante e uma prioridade nos vários setores, mas especialmente em áreas ligadas à Saúde.
Uma violação na segurança pode trazer consequências sérias, como o acesso indevido aos dados dos pacientes, perdas financeiras, ações legais e danos à reputação da clínica.
Neste artigo recordamos 7 boas práticas que ajudam a garantir a segurança dos dados da clínica e pacientes. Pode ler mais sobre este tema em artigos anteriores como este “Proteção de Dados: como tornar a sua clínica mais segura?” e este “5 dicas para tornar os dados da sua clínica mais seguros” .
1. Utilize passwords fortes
Uma das ações mais simples que pode implementar é a utilização de senhas fortes e exclusivas para todos os computadores e dispositivos na sua clínica. Evite usar informações fáceis de adivinhar como aniversários ou palavras curtas. Escolha passwords com, pelo menos, oito caracteres e faça uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
2. Mantenha os seus softwares atualizados
Quando não atualiza o seu sistema e softwares, está mais vulnerável a vírus e ataques informáticos. Mantenha todos os softwares, incluindo sistemas operativos e aplicações, atualizados nas versões mais recentes.
3. Use um software antivírus
Outra das precauções que deve tomar é a instalação e atualização de um software antivírus para proteger os seus dispositivos contra malwares e ciberataques. Além de se certificar que este está atualizado, execute verificações regulares para detetar e remover quaisquer ameaças.
4. Ative firewalls
Use firewalls para proteger a sua rede contra acessos não autorizados. As firewalls ajudam a bloquear o acesso não autorizado à sua rede e também a proteger contra malware e outras ameaças.
Provavelmente o router que utiliza na clínica já está protegido com uma firewall, mas no caso de aceder às informações da clínica noutro local acaba por estar vulnerável. Por isso mesmo é importante ter não só firewalls de hardware, mas também de software.
5. Encripte os dados
As clínicas dentárias armazenam várias informações confidenciais, tais como nomes de pacientes, moradas, números do Cartão de Cidadão e NIF, entre outros dados pessoais além dos registos médicos. Quando estes dados são roubados podem ocorrer situações de roubo de identidade ou fraude financeira. Assim sendo, encriptar os dados é uma medida de segurança extremamente importante que ajuda as clínicas a protegerem as informações confidenciais e a cumprir os requisitos legais.
6. Treine a sua equipa sobre boas práticas
Em primeiro lugar, eduque a sua equipa sobre como identificar e prevenir ameaças de segurança, como golpes de phishing e malware. Em segundo lugar, garanta que todos os membros do corpo clínico estão cientes das políticas e procedimentos de segurança da clínica para que tenham sempre uma atitude preventiva na utilização dos dispositivos da clínica.
7. Tenha um plano de recuperação de dados
Por último, crie um plano de recuperação de dados para garantir que consegue responder de forma rápida e eficaz a um incidente de segurança. Como parte deste plano deve considerar sempre fazer backups regulares. Além disso, deve incluir os procedimentos a seguir para relatar um possível incidente de segurança, restaurar dados e comunicar-se com os pacientes e outros elementos afetados.
Nestes casos é essencial que a atribuição de tarefas seja clara e que cada pessoa saiba o que tem de fazer neste cenário para agirem o mais rapidamente possível.
Conclusão
Ao implementar essas medidas de segurança, vai aumentar a proteção dos dados da clínica e evitar acessos indevidos. Lembre-se também que a segurança é um processo contínuo e que os protocolos devem ser revistos e atualizados regularmente para garantir que acompanham o cenário de ameaças atuais.