A grande maioria das pessoas faz uma pesquisa online antes de comprar um produto ou serviço. As reviews de outras pessoas ajudam os consumidores no seu processo de decisão porque lhes dão maior segurança naquilo que estão a comprar.
Neste artigo falamos da forma como as reviews de pacientes ajudam a clínica. Conheça todas as vantagens de seguida.
1. Prova Social
As reviews de pacientes satisfeitos funcionam como “prova social” e ajudam a credibilizar a sua clínica e a aumentar a sua reputação e confiança junto de outros pacientes.
2. Aumento da visibilidade da clínica
Quando os seus pacientes deixam reviews no Google, por exemplo, estas aparecem nos resultados quando um paciente pesquisa pela sua clínica.
Além disso, também aumentam a probabilidade de a sua clínica aparecer nos resultados quando alguém pesquisa por uma clínica na sua localização, mesmo que não pesquise especificamente pela sua.
Tudo isto faz com que a sua clínica chegue a novos públicos e aumente as probabilidades de conquistar novos pacientes, daí ser tão importante ter a sua página no Google My Business atualizada.
3. Angariação de novos pacientes
93% dos consumidores diz que as críticas online influenciam a sua decisão de compra. Isto significa que quanto mais positivas forem as suas críticas, mais probabilidades tem de converter os possíveis pacientes em clientes da clínica.
4. Construção da lealdade
O facto de um paciente usar o seu tempo para deixar uma crítica online, significa que está mais envolvido com a marca. Estes pacientes sentem que contribuem para o desenvolvimento da marca e, à partida, terão maior probabilidade de voltar.
Depois, cabe à clínica responder ao comentário para continuar a trabalhar esta relação.
5. Os pacientes fazem o Marketing pela sua clínica
Ao deixarem críticas positivas, os pacientes funcionam como embaixadores da sua marca. Nenhuma campanha de Marketing tem tanto poder de converter possíveis clientes em clientes como o passa-palavra (eletrónico).
6. Feedback para melhoria
Nem sempre as suas reviews vão ser de 5 estrelas. Alguns pacientes vão ter críticas menos positivas a fazer. Embora pareça uma desvantagem, estas críticas são uma excelente oportunidade para melhoria do seu serviço.
O primeiro passo é sempre identificar que há um problema. Neste caso são os próprios pacientes a dizer-lhe o que não funciona tão bem.
Deve sempre responder às reviews negativas e, se possível, contactar diretamente o paciente. Agradeça o feedback, reconheça o erro e assegure-o de que vão fazer de tudo para melhorar a sua experiência numa próxima visita.
Conclusão
Conseguir mais reviews de pacientes só traz benefícios para a clínica. Além de melhorar a sua reputação e visibilidade, consegue atrair novos pacientes e descobrir em que áreas precisa de melhorar o seu atendimento.
Por isto mesmo vale a pena investir numa estratégia para conseguir aumentar as suas reviews. Fale com os seus pacientes e convide-os a deixar um comentário nos canais da clínica (ex.: Facebook e Google My Business).