Numa era cada vez mais digital, a integração de ferramentas na gestão clínica traz inúmeros benefícios para os profissionais de saúde e pacientes.
O Receituário Eletrónico é uma dessas ferramentas que, quando integrado com o seu software de gestão clínica, oferece uma série de vantagens. Neste artigo, exploramos as vantagens de utilizar o Receituário Eletrónico do NewSoft DS na sua clínica.
A Prescrição Eletrónica de Medicamentos é obrigatória?
Atualmente, a Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM) é obrigatória em Portugal, salvo raras exceções. No caso de falha do sistema informático ou em situações em que o utente não consiga receber a receita de forma digital, esta pode ser emitida em papel.
Quais os benefícios do Receituário Eletrónico NewSoft DS?
1. Eficiência operacional
Com o receituário eletrónico integrado no seu NewSoft DS pode criar e enviar receitas de forma rápida e eficiente, diretamente a partir do sistema. O Receituário está sempre atualizado em conformidade com as normas da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e INFARMED.
2. Acesso instantâneo ao Histórico Clínico do paciente
A integração da prescrição eletrónica no seu software de gestão clínica permite o acesso instantâneo ao processo do paciente. Desta forma, os profissionais de saúde têm todas as informações necessárias sobre alergias e medicamentos, garantindo uma prescrição segura e personalizada.
3. Maior precisão e segurança
Ao prescreverem os medicamentos com base na informação prévia do histórico clínico do paciente, o risco de erro ou de uma reação negativa é significativamente reduzido.
Além disso, as prescrições eletrónicas são mais seguras do que as prescrições em papel, pois são menos suscetíveis a perdas, adulterações ou erros de leitura. Assim, garante que os pacientes recebem o tratamento adequado e minimiza o risco de eventos adversos relacionados a medicamentos.
4. Facilidade de acompanhamento e monitorização
Com o receituário eletrónico integrado, os profissionais de saúde podem facilmente acompanhar e monitorizar o cumprimento do tratamento pelos pacientes.
O NewSoft DS pode gerar alertas automáticos para reabastecimento de medicamentos, agendamento de consultas de controlo e acompanhamento da evolução do paciente ao longo do tempo.
5. Sustentabilidade Ambiental
A PEM reduz o consumo de papel na clínica, contribuindo para uma prática mais sustentável e amiga do ambiente.
Ao reduzir a necessidade de impressão de receitas em papel não só poupa recursos naturais e financeiros, mas também ajuda a minimizar o impacto ambiental da clínica.
Conclusão
Ao adotar o receituário eletrónico integrado, as clínicas melhoram a qualidade do cuidado prestado aos seus pacientes e otimizam os seus processos internos.
Se tiver alguma dúvida relativamente à prescrição eletrónica de medicamentos através do NewSoft DS, contacte-nos em info@imaginasoft.pt