Antes dos pacientes se tornarem clientes, existe todo um caminho que estes fazem dentro da jornada do consumidor.
Hoje em dia, fala-se muito de Inbound Marketing como estratégia para captar novos clientes. Neste artigo falamos desta estratégia, como aplica-la na sua clínica dentária e quais as vantagens.
O que é o Inbound Marketing?
Este termo, também conhecido como Marketing de Atração, surgiu pela primeira vez em 2006, e tem ganho cada vez mais relevância.
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias, cujo objetivo é atrair e converter clientes através da entrega de conteúdo útil e relevante.
Diferente da abordagem tradicional do Marketing (Outbound) não tenta ativamente “ir atrás dos clientes”, mas deixa-os vir ter consigo atraídos por esse conteúdo.
Esta estratégia consiste na criação de conteúdo em várias plataformas e na sua otimização para os motores de busca, de forma a que seja mais fácil a empresa ser encontrada pelo cliente no momento certo.
Como aplicar uma estratégia de Inbound Marketing na sua clínica?
1ª fase: Atrair – Atrair os estranhos e transformá-los em visitantes
A primeira fase é atrair os estranhos (isto é, todas as pessoas do seu público-alvo) e transformá-los em visitantes do seu website.
Nesta fase de reconhecimento, é importante a sua clínica apostar na sua divulgação para chegar ao maior número de pessoas. Quanto mais conteúdo criar, a mais pessoas irá chegar.
Alguns canais onde deve criar conteúdo nesta primeira fase são:
- redes sociais;
- paid media (anúncios nas redes sociais e outras plataformas – ex.: Google Ads);
- definição de palavras-chave e otimização do seu website.
2ª fase: Converter – Converter os visitantes em leads
O passo seguinte é converter os visitantes em leads. Nem todos os visitantes do seu website vão ser clientes. No entanto, dentro desse conjunto de pessoas, há alguns que têm mais probabilidade de o ser porque já estão na fase de consideração da solução – estas pessoas são aquilo a que chamamos leads.
Neste caso, uma lead é uma pessoa que tem maior probabilidade de marcar uma consulta na clínica. Assim, cabe à clínica convencer este potencial cliente a escolhê-la. De forma a transformar as leads em clientes pode oferecer-lhes algo para os convencer de que é a escolha certa.
No caso da sua clínica, apresentamos alguns exemplos que podem ajudar a fechar a compra:
- oferta de um e-book com dicas de saúde oral;
- criação de uma landing page com um código de 10% de desconto na primeira visita;
- oferta de uma destartarização na primeira visita; etc.
O importante é que em troca desta oferta consiga obter os dados pessoais do possível cliente. A não ser que o paciente faça logo a marcação online da consulta no seu website (e aí já tem naturalmente de preencher algumas informações), é muito provável que precise desses dados para o contactar e fechar realmente a compra/marcação.
3ª fase: Vender – Transformar as leads em vendas
Se o paciente agendar logo a consulta online, ótimo. Caso este partilhe apenas a sua informação, pode contactá-lo diretamente, por telefone, por exemplo.
Para conquistar realmente o paciente é importante compreender o porquê de ele estar à procura de uma nova clínica. Foi uma questão de preço? Quais as suas motivações para visitar a clínica? Sente algum tipo de dor ou desconforto? É uma questão de saúde? É uma questão de estética?
Conhecer o paciente vai ajudá-lo a adaptar a sua mensagem para que ela responda exatamente aquilo que este procura. Este tipo de informações também será útil mais tarde quando necessitar de aprovação para os planos de tratamento apresentados.
4ª: Encantar – Trabalhar e manter uma relação próxima com o cliente
Finalmente, o último passo é encantar o paciente e tentar fidelizá-lo à clínica. Em artigos anteriores, já falamos da importância de trabalhar a retenção de clientes, uma vez que adquirir um cliente novo tem um custo até 7 vezes superior do que manter um.
Para continuar a trabalhar esta relação deve fazer o paciente sentir-se especial e mostrar-lhe que se importa com ele. Algumas técnicas para trabalhar esta última fase são:
- implementar sistemas de feedback (ex.: questionários de satisfação);
- enviar mensagens de comemoração (ex.: aniversário);
- continuar a publicar conteúdo útil e relevante que ajude os seus pacientes;
- oferecer “mimos” especiais (ex.: oferta de um desconto quando fizer um ano da primeira consulta);
- relembrar os seus pacientes das suas consultas.
Pacientes encantados vão funcionar como embaixadores da sua marca e promovê-la naturalmente aos seus contactos, atraindo mais pacientes.
Quais as vantagens de uma estratégia de Inbound Marketing para a sua clínica?
- Dar a conhecer a clínica e aumentar a sua notoriedade e alcance;
- Posicionar a clínica como uma expert no setor;
- Atrair potenciais pacientes de forma orgânica;
- Reduzir o custo de aquisição de pacientes;
- Gerar tráfego para o website da clínica, através da criação contínua de conteúdo;
- Educar, informar e entreter a sua audiência;
- Melhorar o posicionamento da clínica nos motores de busca.
Conclusão
Numa sociedade em que as marcas (e neste caso as clínicas) são cada vez mais parecidas e apresentam os mesmos serviços, assim como preços semelhantes, estabelecer uma relação mais personalizada com os seus pacientes pode ser uma forma de se distinguir da concorrência.
É nesse sentido que uma estratégia de Inbound Marketing pode fazer toda a diferença para a sua clínica. Faz sentido para si? Se gostou do artigo, comente e partilhe com os seus colegas.
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