Proteger os dados da clínica e dos pacientes é uma preocupação constante de qualquer clínica. Manter estes dados na cloud é a solução ideal para garantir essa segurança. Neste artigo explicamos-lhe porquê.
O problema: Ransomwares
Infelizmente, começa a ser frequente empresas do setor médico serem vítimas de ransomware. Enquanto que antigamente este tipo de ataques era feito sobretudo a grandes empresas, essa realidade está a mudar e os hackers focam-se cada vez mais em pequenas e médias empresas (que geralmente têm servidores mais vulneráveis).
Em Portugal, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), afirmou que os ciberataques aumentaram 20% face ao ano anterior. Além disso, a par com a banca, o setor da saúde é um dos mais afetados.
Ainda no início de novembro, a Universidade de Lisboa foi alvo de um ataque informático e em maio um ataque ao serviço de saúde irlandês obrigou à suspensão dos serviços informáticos. Ou seja, esta realidade verifica-se um pouco por todo o lado.
Como funcionam os Ransomwares?
O que acontece é os colaboradores ficarem impedidos de aceder aos dados ou verificarem que os ficheiros foram apagados ou encriptados. Depois, é-lhes pedido um resgate financeiro para recuperarem a informação.
Este tipo de software malicioso é bastante fácil de atacar os computadores da clínica porque geralmente surge através de e-mails de phishing, clicks ou downloads de sites infetados ou anúncios pop-up.
Muitas vezes, basta o sistema operativo ou os antivírus não estarem atualizados num computador para deixarem toda a rede de computadores da clínica vulnerável a ataques. Pode consultar aqui um artigo anterior em que partilhamos 5 dicas para tornar os dados da sua clínica mais seguros.
No fim, as empresas são obrigadas a pagar o resgate (o que em muitos casos não garante que os hackers libertem os dados) ou então ficam sem as informações.
A solução: alojamento cloud
Ao contrário dos métodos de armazenamento tradicionais (alojamento em servidores próprios e discos externos), a cloud é consideravelmente mais segura. Embora no passado houvesse alguma desconfiança sobre este método, hoje em dia há provas que mostram que a cloud é mais segura do que o armazenamento local.
Em primeiro lugar, os serviços cloud estão em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD).
Em segundo, a informação é encriptada e são feitos backups regulares para garantir que a informação está segura em qualquer circunstância.
Em terceiro e último lugar, a cloud é monitorizada constantemente para análise de vulnerabilidades de segurança e os protocolos de segurança estão sempre a ser atualizados para responderem às novas ameaças que vão surgindo na web.
Porquê mudar para a cloud?
A conclusão é clara: clínicas que migram os seus dados para a cloud estão menos vulneráveis a ciberataques.
Com o NewSoft Cloud Services todos os dados da sua clínica ficam alojados na cloud de forma segura e protegidos contra qualquer eventualidade. Em adição, garantimos o backup automático e regular das informações, com opção de recuperação temporal.
Além disso, passa a poder aceder remotamente ao NewSoft DS 24h por dia, 7 dias por semana a partir de qualquer computador ou tablet. Assim, deixa de estar dependente dos computadores da clínica e pode trabalhar a partir do conforto da sua casa ou qualquer outro lugar.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e que tenha clarificado as vantagens da cloud e o seu papel na proteção de dados. Para mais informações sobre o NewSoft Cloud Services, contacte-nos em info@imaginasoft.pt
Garanta já a segurança da sua clínica!
Partilhar nas redes sociais