Reter os pacientes existentes e conquistar novos pacientes devem ser os grandes objetivos de qualquer clínica. Embora seja mais caro conquistar novos pacientes do que manter os que já fazem parte da clínica, é necessário que a clínica continue a apostar em alcançar mais pessoas.
No artigo de hoje partilhamos 11 estratégias para atrair novos pacientes e depois fidelizá-los.
1. Proposta de Valor Única
As probabilidades de haver vários dentistas na mesma zona que a sua clínica são elevadas. Por isso mesmo, é necessário que a sua clínica se destaque das outras. Embora muitas vezes as clínicas tentem destacar-se pela oferta de um “serviço premium”, há outras formas de se diferenciar dos seus concorrentes.
É aqui que entra a sua Proposta de Valor Única. Pode apostar em comunicar um dos seus serviços como a grande especialidade da clínica, mesmo que desempenhe outros tratamentos.
Pode dar-se a conhecer como a clínica especialista em implantes, próteses, aparelhos invisíveis, ou outro serviço que faça sentido para si.
2. Website fácil de utilizar e blog institucional
Em artigos passados já falamos da importância de ter um bom website, que seja fácil de usar e visualmente apelativo. Pode ler mais sobre este tema no artigo “Como melhorar a presença online da sua clínica?”.
O site deve apresentar de forma clara a clínica e os serviços prestados. Além disso, este pode e deve ter um blog (que deve ser atualizado regularmente) onde partilha conteúdo útil para os seus pacientes. Investir no desenvolvimento destes canais acaba por ser uma forma de credibilizar a clínica e se posicionar no mercado com um especialista na sua área.
3. Otimização SEO
Ter um bom website e criar conteúdo de forma regular, vai melhorar a sua posição no ranking do Google, por exemplo. Isto é extremamente útil em termos de pesquisas locais.
Ou seja, quando um utilizador pesquisar por um dentista na sua área, mais facilmente aparecerá nos resultados de pesquisa.
Criar um perfil da clínica no Google My Business também o ajuda nesse sentido.
4. Publicidade PPC
A Publicidade PPC (Pay-per-click) é das formas de publicidade mais úteis para a sua clínica. A maior plataforma deste tipo de publicidade é o Google Ads. Aqui os seus anúncios aparecem em cima dos resultados das pesquisas orgânicas, daí haver maior probabilidade de serem vistos.
Neste tipo de publicidade a sua clínica “leiloa” certas palavras-chave para que quando o utilizador pesquisar por essas palavras o seu anúncio apareça.
Assim, aqui está a apresentar anúncios relevantes, uma vez que estes vão aparecer a pessoas que já estão a pesquisar sobre esse assunto, ou seja, que já têm interesse.
5. Patrocínio de eventos locais
Outra forma de se dar a conhecer pode ser através do patrocínio de eventos locais. Por exemplo, a maioria dos cursos superiores organiza Jornadas da sua área, isto é, pequenos eventos onde dão a conhecer especialistas, discutem temáticas do setor e boas práticas. Se a sua cidade tiver uma Faculdade de Medicina Dentária, pode analisar a possibilidade de ser um dos patrocinadores oficiais.
Pode também envolver-se em eventos organizados por associações ligadas à Medicina Dentária ou ligadas à saúde em geral. Tudo isto ajuda a comunidade a conhecê-lo.
6. Reviews de pacientes
As reviews de pacientes são extremamente importantes para o seu negócio porque funcionam como prova social e ajudam a credibilizar a clínica.
Pode ler mais sobre a sua importância nestes dois artigos: “6 razões para pedir reviews aos seus pacientes” e “Como conseguir mais reviews de pacientes?”.
Está provado que a maioria dos consumidores faz uma pesquisa online antes de se decidir a comprar algo. Se a sua clínica tiver boas reviews, mais facilmente outros pacientes irão confiar na clínica e escolher os seus serviços.
7. Estratégia de referenciação
Crie um sistema de referenciação e incentive os seus pacientes a trazerem novos pacientes para a clínica. Depois, ofereça uma recompensa ao paciente referenciador (ex.: um desconto na próxima visita).
Apesar do online ter cada vez mais importância, uma boa estratégia de passa-a-palavra pode fazer toda a diferença no número de pacientes que chega à clínica.
8. Social Media Marketing
As redes sociais são um dos principais canais para comunicar com o seu paciente hoje em dia. Tendo em conta o público-alvo da clínica, analise em qual (ou quais) das redes é que faz mais sentido criar uma presença e publique de forma coerente e regular.
Veja algumas ideias sobre o tipo de conteúdo que pode partilhar no ponto 3 deste artigo.
9. Plano de Adesão
Uma estratégia interessante é a criação de um Plano de Adesão para novos membros. Crie um plano com vários tratamentos a que um paciente tem direito se subscrever esse plano. A ideia é compensar-lhe pagar essa anuidade em vez de fazer os tratamentos avulso.
Pode incluir, por exemplo: um raio-x, uma destartarização, um branqueamento, e x% de desconto noutros tratamentos.
Desta forma, garante que o paciente vai realmente fazer aqueles tratamentos, enquanto que se não estivessem incluídos no plano, talvez o paciente fizesse uma visita à clínica e não voltasse a aparecer durante um ano. Ou seja, o plano acaba por ser uma estratégia para fidelizar o paciente.
10. Portal de Agendamento Online
Hoje em dia as pessoas esperam soluções rápidas. Ter um portal de agendamento online ajuda os seus pacientes a fazerem rapidamente as suas marcações, de acordo com a disponibilidade do paciente e do médico.
Evitam-se as chamadas que, por vezes demoram a ser atendidas e as perguntas a tentar arranjar um horário compatível.
Além disso, um sistema de marcação online está disponível 24h por dia, 7 dias por semana, ao contrário da rececionista. Ou seja, o paciente tem completa liberdade para fazer a sua marcação, seja às 9h30 da manhã ou às 23h da noite.
Por outro lado, a sua clínica é percebida como sendo moderna e a par com as tendências.
11. Opções de pagamento flexíveis
As opções de pagamento também fazem a diferença na hora da escolha de uma clínica. Quanto mais flexíveis forem para o paciente, melhor.
Procure disponibilizar vários métodos de pagamentos (dinheiro, multibanco, MB Way ou outros) e várias modalidades de pagamento conforme o Plano de Tratamento estabelecido.
Conclusão
Distinguir-se das outras clínicas e conquistar novos pacientes nem sempre é fácil. Contudo, se criar uma estratégia bem estruturada torna-se mais fácil alcançar estes objetivos. Estabeleça prioridades e comece agora a melhorar o seu atendimento e a experiência do paciente com estas 11 estratégias.
Partilhar nas redes sociais