O medo do dentista afeta várias pacientes e dificulta uma boa saúde oral. Como resposta a esta dificuldade, tem-se falado cada vez mais de uma Odontologia Humanizada e num foco maior no paciente.
Neste artigo explicamos em que consiste este conceito, porquê implementá-lo na clínica e de que forma é que isso vai melhorar o seu serviço.
O que é a Odontologia Humanizada?
Quando se atende diariamente vários pacientes, este atendimento passa a ser mais automatizado quase como um padrão. A Odontologia Humanizada surge do outro lado, como uma solução que relembra a importância do contacto direto e personalizado entre o dentista e o paciente.
A Odontologia Humanizada considera o paciente como um todo. O foco deixa de estar na doença ou no problema e passa a estar na pessoa. Isto reflete-se num atendimento mais próximo e empático.
Existe uma preocupação maior em ouvir o paciente e os seus receios e tranquilizá-lo. É importante conhecê-lo para oferecer o melhor tratamento possível. O dentista considera que a saúde oral faz parte de um conjunto maior – a saúde geral do paciente e que estes elementos estão sempre ligados.
Como e porquê aplicar esta prática?
Esta nova forma de cuidado do paciente engloba todas as fases do atendimento para que este se sinta o mais bem acolhido possível. Num artigo anterior, falamos sobre a forma como pode melhorar a experiência do paciente, sendo que alguns conselhos se aplicam neste caso também.
Forme a sua equipa
Organize uma equipa educada, atenciosa e preocupada com as preocupações e dúvidas dos pacientes.
Crie um espaço agradável e acolhedor
A decoração da clínica também faz parte desta nova forma de ver a Odontologia. Crie um ambiente calmo e confortável, com música ambiente e materiais de entretenimento que ajudem o paciente a abstrair-se do facto de estar num ambiente clínico.
Ouça o paciente e respeite os seus desejos
Tenha em atenção as preocupações do paciente, mas também os seus desejos. Neste tipo de prática não faz sentido estar a tentar vender produtos ou procedimentos em que o paciente não está interessado.
Aposte em novas tecnologias
Mantenha-se a par das novas técnicas e tratamentos que vão surgindo na área e invista em tratamentos mais rápidos, confortáveis e seguros. Aposte em tratamentos menos invasivos, que aumentam o conforto do paciente e reduzem a sua ansiedade.
Quais as vantagens para a clínica?
Consultas mais humanas ajudam o paciente a sentir-se mais confortável e aumentam a sua confiança na equipa médica e na clínica. Isto significa que a sua experiência será mais positiva e, como tal, a probabilidade de ele voltar e recomendar a clínica a outras pessoas é maior.
Ou seja, uma Odontologia Humanizada acaba por funcionar também como uma estratégia de retenção e fidelização do paciente/cliente, que é sempre o grande objetivo das clínicas.
Já implementa este tipo de atendimento na sua clínica? Se gostou do artigo, aproveite para comentar e partilhar.